segunda-feira, 20 de julho de 2009

Doc. 85 - CNBB - Evangelização da Juventude (Pontos-Chave)

Queridos jovens,

Compartilho neste blog a espinha dorsal do Documento 85 da CNBB (publicado em 2006). Após leitura e estudo, levantei os 10 pontos essenciais para a Evangelização da Juventude deste início de milênio. Sugiro uma reflexão destes pontos nos encontros das fraternidades jovens.

Com Ternura,

Márcio José Pelinski
Assessor da Juventude Paroquial - 2009



EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE - DOC. 85. CNBB

PONTOS PRINCIPAIS

1-Organização do Setor Juventude nas Dioceses e Paróquias;
Criar o “setor Juventude” deve englobar todos os organismos de ação da juventude nas paróquias e dioceses. Nestes organismos entram os grupos de jovens da Pastoral da Juventude (PJ), grupos universitários, grupos ligados a movimentos diversos (RCC, Focolares, Marianos, etc), grupos de catequese de Crisma e outras ações da juventude. O objetivo é unir forças e conseguir objetivos concretos neste trabalho conjunto com a juventude.

2-Implantação das Missões Jovens;
O documento incentiva a promoção da atividade missionária da juventude, principalmente pelas missões jovens, onde estes se tornam evangelizadores dos outros jovens.


3-Juventude e engajamento na sociedade;
Incentivo para que os jovens continuem trabalham em inúmeras ações em prol de toda sociedade.

4-Utilizar o método de Jesus no trabalho com os jovens;
Assim como Jesus trabalhou com as multidões nos evangelhos, devem acontecer os eventos como DNJ (Dia Nacional da Juventude) nas dioceses e a JMJ (jornada Mundial da Juventude). Porém Jesus dedicava também longos períodos para a instrução e acompanhamento dos discípulos (personalizado), devem ser dedicados períodos de instrução personalizada ou em pequenos grupos para fortalecer as lideranças e grupos de jovens. Se acontecerem somente os grandes eventos, a juventude fica apenas na superficialidade do seguimento de Jesus.

5-Buscar os grandes modelos - os santos da Igreja;
O documento incentiva para que os jovens busquem inspiração nos santos da Igreja para sua caminhada. A leitura da vida dos santos e de seus escritos pode contribuir enormemente para despertar ou alimentar a vida dos jovens que hoje, mais do que nunca, sentem necessidade de modelos, líderes e testemunhos.

6-A família do jovem como local de formação humana;
Um dos importantes espaços de formação acontece no relacionamento familiar. Atingida por tantos fatores externos, nem sempre a família é capaz de cultivar valores essenciais para a vida. O jovem, então, exercitando no seio da família o amor, o perdão, a paciência, o diálogo, o serviço, vai amadurecendo como pessoa e, enquanto se forma, vai, ele mesmo, sendo portador de valores em benefício da família.


7- Juventude como lugar teológico;

O documento em vários números retoma a idéia da juventude como lugar teológico (lugar de reflexão). O documento no n. 228 provoca as dificuldades de teologia e instituições confessionais a ler e intepretar a presença e plano de Deus no meio dos jovens, trazendo uma abordagem teológica voltada para a juventude e apresentando luzes aos desafios nascidos no novo contexto em que a juventude está inserida. No n.248, os bispos afirmam que “Reconhecendo a juventude como um lugar teológico, o nosso amor a ela é gratuito, independente do que possa nos oferecer”.

8- Importância da formação de assessores (adultos e jovens adultos)
A juventude necessita de agentes de pastoral que se dediquem para a assessoria dos jovens. Não há processo de educação na fé sem acompanhamento, e não há acompanhamento sem acompanhante. Os bispos afirmam que “Enquanto em nossas dioceses não existirem assessores que se responsabilizem efetivamente por um consistente trabalho juvenil, os resultados estarão sempre aquém do desejado. Garantir, por isso, a formação de novos assessores, sempre e em todo lugar, será sempre uma urgência pastoral”.(203). O documento atribui ao trabalho dos assessores da juventude o peso de ministério que recebe o envio para uma missão (ver n.206). E pede aos bispos não pouparem esforços para efetivar este ministério onde for necessário.

9- Renovação da opção preferencial pelos jovens;
As conferências do CELAM assumiram as opções preferenciais pelos jovens e pelos pobres. A opção pelos pobres foi fortemente assumida, mas pelos jovens não. Porém, diante da realidade complexa, diversa e desafiadora da juventude, como tema fundamental para a missão evangelizadora da Igreja no Brasil, os bispos, renovam a opção afetiva e efetiva pelos jovens. O Papa Bento XVI, exortando os católicos da América Latina e do Caribe a serem discípulos e missionários de Jesus Cristo, oferece um novo impulso para a evangelização da juventude.

10-Paixão pela juventude;
Ao falar dos assessores e mesmo da própria missão dos bispos, o documento por várias vezes fala que é necessária a “paixão pela juventude”. É preciso resgatar essa paixão pela juventude em toda a Igreja.
O Documento 85 encontra-se para download em www.cnbb.org.br (no link DOCUMENTOS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.