terça-feira, 25 de agosto de 2009

Retorno de Atividades - Grupos de Jovens

Após tempo sem encontros no mês de Agosto (por instrução diocesana e do pároco) por causa da gripe H1N1, os grupos de jovens da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz retornaram as atividades normais neste fim de semana (22 e 23/08/2009).

Reflexão - João 6,60-69

Dedico esta postagem de minha autoria a todos os que lutam pela Igreja e pela Juventude e que a cada dia apesar das forças contrárias, renovam o seu sim no seguimento!

Ofereço também à todas as "pessoas especiais" que não me deixam desistir e fazem valer a pena a cada dia os meus "Nãos", que faço a mim mesmo e com esta força renovam o "SIM" da minha vocação!

Com ternura - Márcio José Pelinski

Neste final de semana em que a liturgia contemplou o XXI Domingo do Tempo Comum (23/08/2009) não presidi nenhuma Celebração da Palavra nas comunidades, pois estive participando do Retiro Paroquial dos MESCs, mas mesmo assim, não deixei de refletir muito sobre o tema da celebração deste Domingo. A reflexão que fiz a partir do trabalho com a juventude vou partilhar aqui neste blog;

Evangelho (João 6,60-69)
Naquele tempo, muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?”. Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não crêem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?”. Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.


O Documento 85 da CNBB, sobre a "Evangelização da Juventude" afirma que os discípulos de Cristo que se colocam à serviço dos jovens devem "amá-los de forma gratuita, independente do que ela possa nos oferecer" (n.248), ou seja, colocar-se ao serviço dela sem esperar nada em troca. Na caminhada de 10 anos junto as atividades da Igreja, experimentei (e experimento) em mim e nos companheiros de ação pastoral vários momentos como este que Jesus sente neste texto do Evangelho; aquilo que chamamos de "falência/ frustração pastoral". Sentimos o que fala o Documento 85, que devemos fazer pelos jovens somente por amor incondicional, pois caso contrário, é muito fácil a desistência deste trabalho.

No texto deste Domingo, Jesus sentiu o que todos nós agentes de pastoral sentimos, muitas vezes em nossas atividades; a falta de compreensão dos que participam, falta de apoio, o comodismo, o buscar a religião com intuito intimista, o descaso, etc.

Este insucesso/frustração da atividade pastoral pode acontecer em qualquer atividade de pastoal eclesial, mas quando se trata de pastoral com jovens, as chances são muito maiores. A nossa alegria por uma atividade bem desenvolvida com os jovens pode não durar muito, pois pode acontecer que no outro dia algo de errado, um desentendimento já aconteça e todo um trabalho (muitas vezes de anos) foi jogado fora! Resumindo volta-se de um dia para o outro da estaca zero.

Voltando ao Evangelho, após apresentar o seu projeto, Jesus viu muitos dos seus abandonando-o por não compreenderem ou por buscarem algo diferente. Somos também muitas vezes abandonados como Jesus!

Mas é o fim de tudo? Não!

Restaram alguns discípulos com Jesus (os mais próximos por sinal) e ao serem perguntados sobre que posição iriam tomar um deles respondeu: "A quem iremos nós? Só Tu tem palavras de vida!". É um sinal de esperança que surge, um pequeno resto que entendeu (pelo menos um pouco) do que Jesus queria fazer, e estes reafirmaram o seu compromisso de seguimento. Levanto aqui uma dúvida; não sei se Pedro fez esta profissão de fé por falta de opção ou por convicção, mas tenho certeza de que neste momento Jesus deve ter pensado: "Acho que por estes poucos que restaram aqui já valeu a pena!"

Que em nossa pastoral, principalmente nas ações entre os jovens não nos esqueçamos que é Nele que encontramos o sentido para o que fazemos. Jesus se contentou com alguns poucos, mas destes poucos surgiram multidões de discípulos.

Quando tudo está perdido, devemos olhar para os que ainda estão do nosso lado, pois é por estes que vale a pena continuar... pois são estes que irão realizar de uma forma muito maior aquilo que não conseguimos!

Jesus disse "Vocês poderão fazer coisas ainda maiores do que as que eu fiz!". Ele poderia ter implantado o Reino plenamente, mas preferiu deixar para que todos nós pudessemos construir um pouquinho deste Reino.

Jovens e lideranças, quando não tivermos outra opção para seguir, ou então nos momentos em que se acharem aparentemmente sozinhos na pastoral, nos resta uma opção, que é a melhor opção:

( X ) Ficar com Jesus...

Com esta escolha certa, já teremos o TUDO e a força para continuar, mesmo que seja "de volta ao começo"!

Finalizo esta reflexão com as palavras inspiradoras do Concílio Vaticano II (1965) - Documento Gaudium et Spes, que mostram que ser discipulo de Jesus é ter as mesmas experiências que este nosso Mestre, ser cristão é sentir com Jesus...
"As alegrias e esperanças, tristezas e angústias dos homens de hoje são também as alegrias e esperanças, tristezas e angústias dos discípulos de Cristo e não há realidade humana que não encontre eco em seu coração..." (GS)

"Que o Pão da Vida (Palavra e Eucaristia) nos revigore no nosso SIM!"
Márcio Pelinski

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Reunião - Setor Juventude - Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz

A coordenadora do Setor Juventude, Giceli Stoco, convoca os representantes dos grupos de jovens da paróquia para a reunião mensal. A presença dos representantes é muito importante, pois muitos assuntos serão tratados de interesse da juventude.



A reunião será nesta Quinta-feira dia 20/08/2009, às 20h, no Cenáculo Jovem (Comunidade Matriz).
Mais informações sobre esta reunião, falar com a Giceli (41) 9136-5298.

"A Igreja só será uma Igreja jovem, quando os jovens forem Igreja". (Pe. Zezinho, SCJ)
Márcio Pelinski

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Grupo de Jovens realiza treinamento básico de primeiros socorros

O grupo de Jovens Unidos para Cristo da Com. Sagrado Coração de Jesus - Par. Rainha da Paz, promoveu um treinamento de Primeiros Socorros / Resgate e Salvamento para os jovens participantes do grupo. O encontro foi ministrado pelo socorrista Douglas (morador da comunidade) no dia 16/08/2009 e contou com a participação de cerca de 50 jovens e adolescentes.


Parabéns a coordenação do grupo por mais esta iniciativa!
Márcio Pelinski
Obs - Fotos e informações para redação = Édina Leoni

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Os 4 C's que podem mudar nossas vidas...

Apresentando... os 4 C's

Para as empresas do mundo moderno, desenvolveram os 5s de Qualidade. Para a qualidade de nossa vida cristã devemos viver os 4C's!

CORAGEM
Motivo= estamos na era do tanto faz, talvez, se eu puder...
Solução =Precisamos de cristãos que assum sua vocação com coragem, saiam de cima do muto!

COERÊNCIA
Motivo= falta testemunho de vida, tem muita gente que fala, mas poucos que fazem!
Solução= Precisamos de jovens cristãos coerentes!

COMUNICAÇÃO
Motivo = estamos na era da comunicação, é muita informação mas pouco conteúdo?
Solução= Precisamos de jovens comunicativos!

CONTEÚDO
Motivo= temos muita comunicação mas pouco conteúdo!
Solução= Precisamos de jovens cristão que comuniquem com conteúdo, pois o mundo já está cheio de carroças vazias!

...com estas 4 atitudes, podemos não só mudar nossas vidas, mas também contruir um mundo melhor!

"Que nossas vidas gritem mais alto do que nossas palavras!"
(Charles de Foucauld)


Márcio Pelinski DT

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Carroça vazia

"Certo dia, o pai caminhava pelo bosque com o filho e de repente disse:
- Vem vindo uma carroça.
O menino, surperso, disse-lhe:
- Escuto o barulho do vento nas folhas das árvores, o canto dos pássaros, mais não ouço nenhuma carroça.
- Tente apurar os ouvidos e veja se concegue escutar, disse o pai.
E o menino, após alguns segundos de concentração, finalmente escutou:
- Sim, pai, ouço o barulho de uma carroça.
- Muito bem, é barulho de uma carroça vazia - Afirmou o pai.
O menino ficou mais uma vez surpreso.
Como o pai podia saber que a carroça estava vazia sem nem ao menos vê-la?
E perguntou-lhe:
- Como o senhor pode saber que esta vazia?
- É fácil perceber pelo barulho que ela faz - respondeu o pai. Quanto mais vazia maior é o barulho. Assim são também as pessoas meu filho.
Quanto mais falam, mais agridem os outros e não param para escutar, mais vazias são.
O menino cresceu e levou consigo este importante ensinamento:
Fale pouco, ouça mais, aprenda sempre. Mantenha o equilíbrio e a serenidade em quaisquer situações. Cuidado para não ser uma carroça vazia!"
JOVENS... o mundo está cheio de carroças vazias! Seja diferente em seu tempo assim como foi Jesus Cristo.
Um abraço do Pelinski

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Jovens dos Grupos de Dança realizam homenagens de Dia dos Pais

A juventude foi responsável pela homenagem aos pais no último dia 09/Agosto em duas comunidades da Paróquia Rainha da Paz: na Comunidade Matriz pela manhã (Grupo de Dança - ANJOS DA PAZ) e à tarde com o novo Grupo de Dança (SORRISO DE CRISTO) e na Comunidade São Benedito (Jovens da FRATERNIDADE Cristo Agito! da SÃO BENEDITO).
Foto 01 - Coreografia na Missa de 09/08/2009 (São Benedito)
Foto 02- ensaio das jovens da Com. São Benedito

Parabéns aos jovens envolvidos, pelo empenho nas atividades e principalmente por envolverem-se com a vida de suas comunidades!

Obs - Aguardo fotos dos grupos ANJOS e SORRISO para postar aqui no blog (marciopelinski@hotmail.com)

Márcio José Pelinski

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

São Lourenço - Diácono e Mártir

Jovens, devemos nos espelhar nos grandes santos para que também nos coloquemos no seguimento de Cristo, assim como estes nossos modelos!
Nós festejamos neste dia, a vida de santidade e martírio do Diácono que nem chicotes, algozes, chamas, tormentos e correntes puderam contra sua fé e amor ao Cristo. Lourenço, espanhol, natural de Huesca, foi um Diácono de bom humor que servia a Deus na Igreja de Roma durante meados do Século III.

Conta-nos a história que São Lourenço como primeiro dos Diáconos tinha grande amizade com o Papa Sisto II, tanto assim que ao vê-lo indo para o martírio falou: "Ó pai, aonde vais sem o teu filho? Tu que jamais ofereceste o sacrifício sem a assistência do teu Diácono, vais agora sozinho, para o martírio?". E o Papa respondeu: "Mais uns dias e te aguarda uma coroa mais bonita!". São Lourenço era também responsável pela administração dos bens da Igreja que sustentava muitos necessitados.

Diante da perseguição do Imperador Valeriano, o prefeito local exigiu de Lourenço os tesouros da Igreja, para isto o Santo Diácono pediu um prazo, o qual foi o suficiente para reunir no átrio os órfãos, os cegos, os coxos, as viúvas, os idosos... Todos os que a Igreja socorria, e no fim do prazo - com bom humor - disse: "Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte".

Sentindo-se iludido, o prefeito sujeitou o santo a diversos tormentos, até colocá-lo sobre um braseiro ardente; São Lourenço que sofreu o martírio em 258, não parava de interceder por todos, e mesmo assim encontrou - no Espírito Santo - força para dizer no auge do sofrimento na grelha: "Vira-me que já estou bem assado deste lado".

Roma cristã venera o hispano Lourenço com a mesma veneração e respeito com que honra seus primeiros Apóstolos. Depois de São Pedro e São Paulo, a festa de São Lourenço foi a maior da antiga liturgia romana. O que foi Santo Estevão em Jerusalém, isso mesmo foi São Lourenço em Roma.

Parabéns a todos os diáconos e de forma especial ao Diác. Nilceu Bim que serve nossa Paróquia Rainha da Paz. Que assim como São Lourenço, cada um de nós possa também dar a vida por amor a Cristo e a Igreja!

Márcio José Pelinski

Fonte do texto = cancaonova.com

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Cristo - O resgatador da vida humana!

Este vídeo é sem comentários. É assistir e calar-se!
Nele temos um resumo de toda a Teologia da Revelação Cristã.
Nesta época em que tentam nos empurrar tantos "falsos deuses e salvadores" reafirmamos que é em Cristo que temos a plenitude.

"Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós Deus Pai todo Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda a glória, agora e para sempre!"

Um abraço do Márcio Pelinski!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Fabiano da Banda Nova Vida na Rádio Evangelizar (AM 1060)

Galera, o nosso amigo Fabiano da Banda Nova Vida (Joaninha para os amigos!) vai estreiar dia 16/agosto às 17:00, junto com seu amigo Rodrigo (Banda Nomine), um programa de rádio direcionado para a juventude na Rádio EVANGELIZAR (AM 1060). Toda a juventude da Paróquia Rainha da Paz deseja muito sucesso para o Fabiano e Rodrigo! Vamos divulgar galera...

Fabiano (Banda Nova Vida) e Rodrigo (Banda Nomine)

Vida de Santidade - Hoje é o dia de São João Maria Vianey (Cura D'Ars)

Celebramos neste ano os 150 anos da morte de São ~João Maria Vianey (padroeiro dos sacerdotes), por isso, o Papa Bento XVI o declarou como "Ano Sacerdotal". Cabe a cada um de nós enquanto Igreja, rezar e promover as vocações sacerdotais em nossas famílias e comunidades. Que o Senhor dê-nos novas vocações sacerdotais e fortaleça na fidelidade todos os nossos sacerdotes! Márcio José Pelinski

Na figura abaixo, um fato da vida do Cura (padre) D'Ars, quando estava procurando a pequena aldeia, para onde foi enviado para ser pároco e nunca mais saiu.

VIDA DO CURA D'ARS

Com admiração, alegramo-nos com a santidade de vida do patrono de todos os vigários, conhecido por Cura D'Ars. São João Maria Vianney nasceu em Dardilly, no ano de 1786, e enfrentou o difícil período em que a França foi abalada pela Revolução Napoleônica.

Camponês de mente rude, proveniente de uma família simples e bem religiosa, percebia desde de cedo sua vocação ao sacerdócio, mas antes de sua consagração, chegou a ser um desertor do exército, pois não conseguia "acertar" o passo com o seu batalhão.

Ele era um cristão íntimo de Jesus Cristo, servo de Maria e de grande vida penitencial, tanto assim que, somente graças à vida de piedade é que conseguiu chegar ao sacerdócio, porque não acompanhava intelectualmente as exigências do estudo do Latim, Filosofia e Teologia da época (curiosamente começou a ler e escrever somente com 18 anos de idade).

João Maria Vianney, ajudado por um antigo e amigo vigário, conseguiu tornar-se sacerdote e aceitou ser pároco na pequena aldeia "pagã", chamada Ars, onde o povo era dado aos cabarés, vícios, bebedeiras, bailes, trabalhos aos domingos e blasfêmias; tanto assim que suspirou o Santo: "Neste meio, tenho medo até de me perder". Dentro da lógica da natureza vem o medo; mas da Graça, a coragem. Com o Rosário nas mãos, joelhos dobrados diante do Santíssimo, testemunho de vida, sede pela salvação de todos e enorme disponibilidade para catequizar, o santo não só atende ao povo local como também ao de fora no Sacramento da Reconciliação. Dessa forma, consumiu-se durante 40 anos por causa dos demais (chegando a permanecer 18 horas dentro de um Confessionário alimentando-se de batata e pão)

Portanto, São João Maria Vianney, que viveu até aos 73 anos, tornou-se para o povo não somente exemplo de progresso e construção de uma ferrovia – que servia para a visita dos peregrinos – mas principalmente, e antes de tudo, exemplo de santidade, de dedicação e perseverança na construção do caminho da salvação e progresso do Reino de Deus para uma multidão, pois, como padre teve tudo de homem e ao mesmo tempo tudo de Deus.

(Fonte da vida do Cura D'Ars: site http://www.cancaonova.com/)

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

III Retiro de Inverno - Grupo de Jovens "Unidos Para Cristo"

Aconteceu nos dias 31/07 e 01 e 02/08/2009 na casa de Retiro das Irmãs Guadalupanas (Curitiba) o III Retiro de Inverno, organizado pelo Grupo de Jovens Unidos para Cristo - Comunidade Sagrado Coração (Paróquia Rainha da Paz - São José dos Pinhais).
O retiro teve como tema a frase "VEM SENHOR JESUS, PROFUNDAS MEU CORAÇÃO!". O encontro foi recheado com momentos de espiritualidade, palestras, animação, teatros, partilha e testemunhos. Destacou-se o grande empenho da equipe de jovens que trabalhou para que este momento tivesse grande êxito.
Participantes = 34 jovens.

Parabéns a toda Equipe e aos coordenadores do evento (Édina e Robson) por esta obra em favor da vida da juventude!

Por Cristo e pela Igreja, na Opção Preferncial pelos Jovens!
Márcio José Pelinski